Diario del proyecto Biodiversidade da mesorregião Vale do Itajaí (SC-Brasil)

Archivos de diario de febrero 2024

02 de febrero de 2024

Convite Desafio Mundial da Natureza 2024

📣Entre o 26 e o 6 de maio estaremos, no Vale do Itajaí, participando pela segunda vez do Desafio Mundial da Natureza Urbana [e periurbana] 🍄🌿🌵🦞🐠 !!!

Durante a nossa primeira participação no evento em 2023 obtivemos resultados incríveis, ficamos na terceira posição nacional nos três quesitos avaliados: Quantidade de observações, Quantidade de espécies e Participação Cidadã e muitos registros interessantes para a ciência 💚. Neste ano gostaríamos continuar sendo destaque, e porque não, melhorarmos ainda mais a nossa atuação no evento, mas, para isso precisamos da participação ativa de todas e todos. Cada pessoa pode contribuir, já seja ajudando com a divulgação do projeto, ensinando a usar a plataforma iNaturalist e, durante a maratona naturalista, fazendo observações e colaborando com as identificações (claro, conforme ao conhecimento de cada pessoa)!

O Desafio da Natureza é uma maratona naturalista e constitui o maior evento de ciência cidadã da atualidade no planeta Terra. Para fazer parte do projeto do Vale do Itajaí clique aqui.

Lembrando que o evento se constitui de duas etapas, cujas datas são:
📅📸 26 – 29 de abril. Fase 1: Maratona de obtenção de registros (toda a comunidade está convidada para participar, crianças também podem participar).
📅💻 30 abril – 6 maio. Fase 2: Maratona de identificação e tempo para terminar de subir os registros obtidos com câmeras e gravadores profissionais ou mais especializados. Todo o pessoal com conhecimento técnico do Vale do Itajaí está chamado para participar ativamente desta fase (biólogues, agronomes, florestais, veterináries de vida silvestre, observadores de aves, etc.).

Caso, entre os dias 26 e 29 de abril você se encontre fora da mesorregião do Vale do Itajaí, e na região onde se encontra não está inscrita no evento, você pode participar com observações, para ajudar com o ranqueamento do Brasil, fazendo parte do projeto:
https://www.inaturalist.org/projects/city-nature-challenge-2024-global-project.

✅ Siga-nos nas redes sociais: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai
✅ Projeto do DNU2024 - Vale do Itajaí no iNaturalist: https://www.inaturalist.org/projects/dnu2024-vale-do-itajai-e-regiao-sc-brasil.

🗣️ Ajude a divulgar o projeto, copie o enlace do projeto e o compartilhe com a sua família, amigas(os) e colegas. Caso seja professor(a), ensine a suas e seus alunes a utilizar o aplicativo do iNaturalist, faça atividades com iles 🕵️🧑‍🎤🧑🏽‍🧑🏼🕵️‍♀️🧑🏿‍🌾🦽🙎🏽‍♀️🦹🏻!
Como diz aquela frase célebre: só protegemos o que amamos e só amamos o que conhecemos 💚.
.

Publicado el febrero 2, 2024 11:48 TARDE por liuid liuid | 1 comentario | Deja un comentario

17 de febrero de 2024

Biogeomar 2024 entra na sua fase final

Estamos nos últimos dias da Maratona Brasileira de Naturalismo do Verão, a Biogeomar 2024.

Se você esteve algum dia de janeiro no litoral marítimo do Brasil e ainda não tem subido suas observações no iNaturalist, tem até final do mês que elas façam parte da Biogeomar 2024. Também convido a todas as pessoas com conhecimento técnico em algum grupo para ajudar com a identificação das observações. Neste momento temos 3 pessoas do Vale do Itajaí dentre as 10 maiores observadoras do evento (@clarisseodebrecht, @liuid e @tamily1) e Luis Funez (@floradesantacatarina) o 4° identificador nacional e o único na lista des 10 maiores identificadores do evento. Neste momento o 47,5% das observações encontram-se no nível de pesquisa (identificadas até espécie e fazendo parte das bases de dados da biodiversidade internacional GBIF), e com a contribuição de todes podemos levar ainda muitas mais observações a esse nível.

Aproveito também para es convidar a fazer parte do projeto SiBBR. O SiBBr é o projeto do Estado Brasileiro de registro da biodiversidade. Ao fazer parte dele, você poderá ver suas imagens publicadas no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Porém, para isso é necessário que você configure a licença de seus registros para alguma das modalidades Creative Commons (isso se define em Configurações, no caso do aplicativo; ou desde seu perfil, no caso da plataforma.

Um ótimo fim de semana para todes!

Liu

Publicado el febrero 17, 2024 06:26 TARDE por liuid liuid | 0 comentarios | Deja un comentario

Archivos