Diario del proyecto BioGeoMar: Bioblitz verão 2023

18 de diciembre de 2023

BioGeoMar: BioBlitz verão 2024

Caros(as) naturalistas,
em 2023 vocês participaram da segunda edição da bioblitz do projeto BioGeoMar de biodiversidade marinha. Este ano estamos lançando a terceira edição e todos(as) estão convidados(as) a participar novamente. Finalizamos a campanha de 2023 com 4102 observações de 1287 espécies!!
Em outubro, publicamos um artigo científico mostrando que o iNaturalist é uma excelente ferramenta para mapear as espécies marinhas do Atlântico oeste e incluímos os dados da bioblitz verão 2022 que talvez você também tenha ajudado a coletar!! Você pode encontrá-lo aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s10452-023-10062-6 ou me solicitar o pdf.

O link da nova campanha: https://www.inaturalist.org/projects/biogeomar-bioblitz-verao-2024

Nossa meta é aumentar o número de observações, claro, mas este ano também focaremos algumas espécies ameaçadas e espécies exóticas invasoras - é um grande desafio, mas se cada um convidar mais um, chegaremos lá!

Sigam o perfil @biogeomar nas redes sociais
Abraço, Rosana

Publicado el diciembre 18, 2023 11:21 MAÑANA por rmrocha rmrocha | 0 comentarios | Deja un comentario

30 de enero de 2023

Tá no fim, mas não acabou!!

Colaboradores naturalistas,

estamos chegando no finzinho da data limite para fazer as observações desta bioblitz, e estamos muito felizes de compartilhar com vocês nossos números gigantes: mais de 3000 observações, mais de 1000 espécies registradas e quase 100 observadores!!!!!!!!!!!!!

Mas tenho certeza que vamos chegar ainda mais longe, porque muita gente que tirou fotos ainda não compartilhou na plataforma e isso pode ser feito a qualquer momento. SIM, você pode compartilhar suas fotos antigas e vai estar valendo! Sugerimos fazer o upload ainda em fevereiro para podermos preparar um relatório final da campanha no início de março.

Também pedimos ajuda dos que conhecem mais alguns tipos de organismos para validar as identificações!

Se gostou de participar não deixe de continuar fotografando e compartilhando, pois o projeto guarda-chuva BioGeoMar rola o ano inteiro - esse é automático e nem precisa cadastrar-se.

Saudações ecológicas, Rosana

Publicado el enero 30, 2023 02:59 TARDE por rmrocha rmrocha | 1 comentario | Deja un comentario

20 de enero de 2023

Chegando no terceiro fim de semana!!

E aí Naturalistas,
espero que estejam curtindo suas atividades na praia...
Tivemos um salto incrível deste o último boletim - agora temos 87 naturalistas inscritos no projeto, fora 171 colaboradores que estão ajudando a identificar as espécies.
Já passamos de mil registros e chegando nas 500 espécies!! Parece que realmente vamos bater os números do ano passado.

Conhece alguém indo para a praia este fim de semana? que tal convidar para participar de nossa comunidade? estamos postando chamadas e vídeos com o passo-a passo de como tornar-se um naturalista nas redes sociais do @biogeomar - dá uma olhada lá. A postagem de hoje será é direcionada às crianças - vamos fazer uma caça aos tesouros da biodiversidade brasileira? novas postagens geralmente perto das 18h...

Abraço, Rosana

Publicado el enero 20, 2023 02:45 TARDE por rmrocha rmrocha | 0 comentarios | Deja un comentario

08 de enero de 2023

Resultados da primeira semana

Bom dia, naturalistas
Já somos uma comunidade de 50 membros, mas quase 100 pessoas já estão envolvidas no projeto entre observadores e ajudando na identificação dos registros!!
Já registramos 177 espécies, e o caranguejo Pachygrapsus transversus é o campeão de registros até agora!!
As aves também estão bem representadas...

Sabemos que tem chovido muito em vários estados, mas para quem é naturalista não é uma chuvinha que vai atrapalhar, né? E com a lua cheia deste fim de semana, muita gente deve ter visto bem mais coisas na maré baixa e esperamos muitos registros nesta segunda semana de bioblitz!

Abraços, e boa diversão com ciência
Rosana

PS - sigam nosso perfil @biogeomar no IG, FB, e twitter para novas atualizações...

Publicado el enero 8, 2023 12:30 TARDE por rmrocha rmrocha | 3 comentarios | Deja un comentario

Archivos