A atividade foi programada para começar às 09:00h e finalizar às 12:00h. Inicialmente foi realizada uma socialização rápida e enquanto se esperava a chegada do(a)s participantes, também foram abordadas as pessoas que estavam no local, com intuito de divulgar o evento e instruir como funcionava o aplicativo.
Foram 23 observações e 20 as espécies registradas, todas elas de organismos silvestres. Na Figura 1, é possível observar a distribuição geográfica dos registros realizados, e na Figura 2, as espécies observadas no PNM São Francisco de Assis.
Figura 1. Mapa de observações realizadas no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis (Blumenau, Santa Catarina, Brasil).
Figura 2. Espécies/táxons observados no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis (Blumenau, Santa Catarina, Brasil).
É de destacar que 10 (43%) das das 23 observações corresponderam a registros notáveis. Os registros notáveis estiveram compostos por: 1 planta 🌴, 2 fungos 🍄 e 7 animais🐞. Como mencionado nos informes prévios, estamos chamando de registros notáveis aqueles que representam espécies em perigo de extinção, táxons pouco representados no iNaturalist (as primeiras observações para a mesorregião Vale do Itajaí ou estado Santa Catarina ou a região sul do Brasil, no Brasil o no mundo no iNaturalist). Do evento participaram 4 pessoas, das quais 3 fizeram registros no iNaturalist.
A continuação os registros notáveis realizados no PNM São Francisco de Assis neste evento:
🐞Engonia pistacina:
-- 3° registro para a mesorregião Vale do Itajaí e Santa Catarina, 4° na região sul do Brasil, 15° para o Brasil e o mundo no iNat. Por Luiz Henrique Reus @luizreus. Obs. https://www.inaturalist.org/observations/192072218
-- 6° registro para o estado Santa Catarina, 7° para a região sul do Brasil, 18 para o Brasil e o mundo no iNat. 4/6° observações existentes para o estado Santa Catarina foram realizadas durante a GBS2023. Por Bruno Sales @bruno31040. Obs. https://www.inaturalist.org/observations/192381848
🐞 Gênero Mesabolivar:
-- 3° registro para o gênero na mesorregião Vale do Itajaí, 4° no estado brasileiro Santa Catarina, 11° na região sul do Brasil no iNat. 3/6 observações para o gênero no estado Santa Catarina foram realizadas durante a GBS2023. Por Luiz Henrique Reus @luizreus. Obs. https://www.inaturalist.org/observations/192191838.
-- 4° registro para o gênero na mesorregião Vale do Itajaí, 5° no estado brasileiro Santa Catarina, 12° na região sul do Brasil no iNat. 3/6 observações para o gênero no estado Santa Catarina foram realizadas durante a GBS2023. Por Bruno Sales @bruno31040. Obs. https://www.inaturalist.org/observations/192382339.
Essas observações, até o 15 de abril de 2024, têm sido identificadas por 38 pessoas, que em ordem descendente de participação correspondem a:
@vitorcdg @liuid @enricotosto96 @floradesantacatarina @gianlluca_au @lrubio7 @yancai @victorsatyro @vfarjalla @piterkeo @cmotherwell @atronox @myelaphus @diegoalmendras @teodoro_chivatabedoya @lotteryd @tristanmcknight @danielcavallari @human_landfill @carlosvidigal @tsssss @juliagava @douglasmeyer @satanfungi @luchoperalta @deniszabin @luis_eduardo2 @leandroramosduarte @dayvson_costa @rodrigo_bouzan @rafaelafixman @julianaaoliveira @leilasenz @bariza @didobola @souza-silva-nd_rj @mutsu_semon @jackehertel
a todas elas, muito obrigade pela colaboração, por atender a nosso pedidos de ajuda e participação.
É importante lembrar que o processo de identificação é dinâmico e continua ao longo do tempo.
O evento foi organizado por Luiz Henrique Reus (@luizreus) e es voluntáries do Greenpeace do Vale do Itajaí.
Figura 3. Infográfico criado para a divulgação do evento peles voluntáries de Greenpeace do Vale do Itajaí.
Filtro para as observações deste evento aqui
Última atualização: 15 de abril de 2024
Comentarios
Agregar un comentario