Diario del proyecto Biodiversidade (total) do Sul do Brasil

13 de junio de 2024

Grande Biobusca do Hemisfério Sul 2024 - inscrições de projetos até 1 de julho

Estão abertas as inscrições para os projetos que participarão da Grande Biobusca do Hemisfério Sul 2024. Lembrando que os projetos não podem se sobrepor territorialmente para serem aceitos.

Todo mundo está convidade para participar como coordinador(a) de projeto ou de eventos. As inscrições des coordenadores de projetos ou eventos se fazem neste enlace: https://bit.ly/New_GSB_Organisers.

A região Valendo Itajaí (SC) já está inscrita, porém, todas as 👥 que quiserem organizar eventos podem também se insccreverem como organizadoras de eventos, para ter certificado como coordenador(a) de eventos também.

Publicado el junio 13, 2024 06:02 TARDE por liuid liuid | 0 comentarios | Deja un comentario

21 de mayo de 2024

Novo Modelo de Visão Computacional (v2.13) com 1.656 novas categorias taxonômicas

Foi lançado um novo modelo de visão computacional no iNaturalist. Ele possui 88.517 categorias, um aumento em relação às 86.861 do modelo precedente (v2.12). Este novo modelo (v2.13) foi treinado com dados exportados em 31 de março de 2024.

Abaixo está o gráfico com o cronograma de lançamento dos modelos desde o início de 2022 (os segmentos se estendem da data de exportação dos dados até a data de lançamento do modelo) e como o número de espécies incluídas em cada modelo tem aumentado ao longo do tempo.

O objetivo esperado com este modelo foi alcançar a mesma precisão ou melhorá-la ao adicionar mais táxons. O gráfico abaixo mostra as estimativas de precisão do modelo usando 1.000 observações aleatórias de Grau de Pesquisa em cada grupo que não foram vistas durante o período de treinamento. As barras emparelhadas abaixo comparam a precisão média do modelo 2.12 com o novo modelo 2.13. Cada barra mostra a precisão apenas da Visão Computacional (verde escuro) e da Visão Computacional + Geo (verde claro). No geral, a precisão média do 2.13 é 88,2% (estatisticamente a mesma que 2.12 com 88,1% - conforme descrito aqui, provavelmente é esperada uma variação de ~2%, considerando que todos os outros fatores sejam iguais entre os experimentos).

A quantidade de espécies com distribuição no Brasil e a região sul entre ( ), dessas 1656 espécies incorporadas foram:

  • Plantae (plantas): 48 (19)
  • Actinopterygii (peixes ósseos): 3 (2)
  • Outros Animalia: 2 (2)
  • Mollusca: 2 (0)
  • Aves: 7(1).
  • Reptilia: 2 (0)
  • Insecta: (54) (39)
  • Mammalia: 0
  • Amphibia: 2 (1)
  • Fungi: 10 (6)
  • Chromista (algas pardas e afins): 0
  • Arachnida: 6 (4)
  • Protozoa: 0

Boletim traduzido e adaptado de: https://www.inaturalist.org/blog/94499

Publicado el mayo 21, 2024 03:13 TARDE por liuid liuid | 1 comentario | Deja un comentario

09 de abril de 2024

Projetos e oficina de macroinvertebrados aquáticos

Dentre as atividades preparatórias do DNU2024, há uma oficina de macro invertebrados aquáticos. Essa oficina será o 11 de abril e qualquer pessoa que entenda inglês pode se inscrever nela em:
https://www.citynaturechallenge.org/events

Como parte dessa iniciativa foram criados uma série de projetos, que abriram o dia 7 (abr/24), toda(o)s estão convidada(o)s. O projeto guarda-chuva dessa iniciativa é: https://www.inaturalist.org/projects/macroblitz
Obs.: desde o projeto guarda-chuva vão a cada um dos outros projetos de macro invertebrados aquáticos para fazerem parte e suas observações contar neles.

Publicado el abril 9, 2024 10:41 TARDE por liuid liuid | 0 comentarios | Deja un comentario

04 de abril de 2024

Oficinas on-line com inscrições abertas

Como atividades preparatórias para o Desafio Mundial da Natureza Urbana [e periurbana], estão acontecendo uma série de oficinas. Estas oficinas são abertas, gratuitas e on-line.

Para detalhes das oficinas e inscrições clique aqui.
A maioria das oficinas são em inglês, mas o projeto da região Tocantina (Maranhão) fará uma em português o 11 de abril.

Treinamento Virtual do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024
Região Tocantina, Maranhão
Organiza: IFMA - Campus Açailândia
Data: 2024-04-11
Horário: 19:00-20:00 BRT

Além disso, o projeto da mesorregião Vale do Itajaí tem disponibilizado uma série de tutoriais em português em seu canal de YouTube. Vocês podem acessá-los através do seguinte enlace: 👆🏽https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai 💚!

Publicado el abril 4, 2024 01:35 TARDE por liuid liuid | 0 comentarios | Deja un comentario

Impacto do Desafio Mundial da Natureza Urbana [e periurbana] no iNaturalist

Compartilho o folheto criado pela organização internacional do DNU2024, traduzido e adaptado à realidade brasileira.
Nele fomos prestigiades com a seleção de uma de nossas fotos do Vale do Itajaí, tirada durante o DNU2023 por Tamily Roedel @tamily1 (Foto 4 do folheto).

Convidamos a todes para participarem do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024, os três estados da região sul do Brasil estão com projeto. No projeto guarda-chuva do Brasil podem conferir se você mora na região de alguns dos projetos. Caso você more numa área fora dos projetos registrados, já seja da região sul ou de qualquer outra área do Brasil e deseje participar do evento, precisa fazer parte do projeto Brasil Fora de Área e seguir as indicações lá mencionadas.

Lembrando que as maratonas naturalistas se dividem em duas fases:
📅📸 26 – 29 de abril. Fase 1: Maratona de obtenção de registros 🦋🐌🍄🌿🌵🦞🦐🦉🐳🦜🦇🦊. Toda a comunidade está convidada para participar, crianças também podem participar) 🕵️🧑‍🎤🧑🏽‍🧑🏼👨‍🦽🧑🏽‍🏫.

📅💻 30 abril – 6 maio. Fase 2: Maratona de identificação 🙇🏻‍♂️🔬 e tempo para terminar de subir os registros obtidos com câmeras e gravadores além dos do celular. Todo o pessoal com conhecimento técnico do Vale do Itajaí está chamado para participar ativamente desta fase (biólogues, agronomes, florestais, veterináries de vida silvestre, observadores de aves, etc.).

Agradecemos a divulgação com familiares, colegas, alunos(as), amigos(as) e todas as pessoas 🕵️🧑‍🎤🧑🏽‍🧑🏼🕵️‍♀️🧑🏿‍🌾🦽🙎🏽‍♀️🦹🏻que curtem de fotografar e observar a natureza!

🗣️ Ajude a que este evento chegue muito mais longe.

Caso você faça atividades coletivas, lembre-se de tirar fotos e compartilhá-las conosco. Quem sabe, talvez uma das suas seja selecionada para o folheto de 2025 😉.

Publicado el abril 4, 2024 01:25 MAÑANA por liuid liuid | 0 comentarios | Deja un comentario

05 de febrero de 2024

Estreando o boletim do projeto

Olá a todes!

Sejam bem-vindes ao Projeto da Biodiversidade do Sul do Brasil.

O intuito deste projeto é consolidar a diversidade biológica da região sul do Brasil. Recentemente, fiz um teste para restringi-lo apenas à fauna, mas, após considerar as sugestões de @lgiasson e @floradesantacatarina, decidi manter a configuração original, concentrando novamente todos os registros.

Na última semana, criei um Projeto Guarda-chuva da Biodiversidade do Sul do Brasil devido ao aumento importante de projetos na região, cujo objetivo é reunir todos os projetos existentes na nossa região na plataforma. expressivo de projetos na região. O objetivo é reunir todos os projetos existentes em nossa região na plataforma. Todos são convidades a participar, e caso alguém deseje ser administrador(a), por favor, entre em contato comigo.

Desejo a todes um feliz 2024!

Liu

Publicado el febrero 5, 2024 12:32 TARDE por liuid liuid | 0 comentarios | Deja un comentario

Archivos